MANIFESTAÇOES CUTANEAS ESPECÍFICAS DOS LINFOMAS E DAS LEUCEMIAS

Por adaptação de Dr. Leonardo Ferreira Bianquini - 15/02/2019

Decorrem da presença na derme de infiltrados neoplásicos e se traduzem clinicamente por lesões eritematoinfiltra- das papulosas, nodulares, em placas, tumores e ulcerações .
Com frequência, a eritrodermia representa manifestação específica na micose fungoide e, excepcionalmente, nos linfomas e nas leucemias.

- Leucemias: as manifestações cutâneas específicas são raras, sendo mais encontradas nas leucemias linfocíticas e, menos frequentemente, nas leucemias mieloides e monocíticas. Clinicamente, apresentam-se sob a forma de nódulos ou placas eritematoinfiltradas ou ulcerações. As vezes, a confluência de lesões eritematoinfiltradas produz, na face, o aspecto de fácies leonina, particularmente nas leucemias linfocíticas. Infiltrações localizadas ou di- fusas de gengiva e palato podem ocorrer nas leucemias mielomonocíticas e monocíticas. Excepcionalmente, nas leucemias linfocíticas, pode ocorrer eritrodermia como manifestação específica, sendo necessária a diagnose di- ferencial com os linfomas cutâneos de células T.
- Linfoma de Hodgkin: as lesões cutâneas específicas são raras e surgem mais comumente por disseminação linfática retrógrada da neoplasia a partir de linfonodos acometidos ou por envolvimento dos tecidos perilinfonodais e, conse- quentemente, da pele sobrejacente. Traduzem-se por nó- dulos mais frequentemente localizados no tronco, abdome inferior, região inguinal, coxas e couro cabeludo. A partir da necrose dos nódulos, podem surgir ulcerações tórpidas.
- Linfomas não Hodgkin: lesões cutâneas específicas são incomuns. Excepcionalmente, a primeira manifestação da doença ocorre na pele. Quando ocorrem, as lesões es pecíficas são nódulos eritematosos isolados ou agrupados em placas de configurações variáveis. Excepcionalmente os plasmocitomas são apenas cutâneos ou iniciam-se na pele sob a forma de nódulos eritematosos.
Por adaptação de Dr. Leonardo Ferreira Bianquini - 15/02/2019

OUTRAS DOENÇAS

TELEFONE
+55 27 3211 0223
WHATSAPP
+55 27 98879 9518
E-MAIL
pos@fapecs.com.br
 
  CURSOS CERTIFICADOS PELO INSTITUTO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE -
2019 - FAPECS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Designed by